top of page

 

ORADORES 


David Justino

 
Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia, é atualmente Professor Catedrático do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena vários projetos de investigação na área da educação e da sociologia histórica.
Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência 1987 (Ciências Sociais e Humanas) pela sua obra A Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1913 e o Prémio Grémio Literário 2017 pela publicação de Fontismo. Liberalismo Numa Sociedade Iliberal.

David Justino.jpg
FotoJoaoLuz_2021.JPG


João Luz

Licenciado em Cinema Documental, no Instituto Politécnico de Tomar, tendo obtido uma Bolsa de Mérito, e Mestre em Estudos Artísticos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem filmes exibidos nos festivais Caminhos do Cinema Português, Panorama – Mostra de Documentário Português, Encontros de Viana, Festival de Avanca, Festival do Faial, Mostra de Videodança das Caldas da Rainha, Cortex, Shortcutz e Centro Nacional de Arte Contemporânea de Moscovo. Integrou o coletivo surrealista Exquisite What, produz e realiza videoclipes musicais, curtas de ficção, documentários e escreve peças de teatro. Desde 2012, é docente na licenciatura em Cinema Documental, do Instituto Politécnico de Tomar. Integra equipas de projetos de investigação no Techn&Art, Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes.


José Pacheco

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Alfabetização. Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência de inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", da Escola da Ponte, de 1976 a 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal. Colaborou no projeto "Educação para Todos", de 2001 a 2004, no Instituto Paulo Freire. Pela sua relevante contribuição para a educação, recebeu diversos prêmios, entre os quais, o "Primeiro Prémio do Concurso Experiências Inovadoras no Ensino" (Ministério da Educação), entre outros – tendo-lhe sido conferido o título de “notório especialista”. Recebeu da Presidência da República a "Comenda da Ordem da Instrução Pública". Em 2005, passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação, que acreditam em uma educação transformadora e democrática, que integra comunidades e as artes. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação. Foi colaborador voluntário na Escola Projeto Âncora, em Cotia (SP). E da EcoHabitare - Consultoria e Projetos No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou, de 2014 a 2015, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Education no Brasil, de 2009 a 2016. E coordenador dos projetos de transformação vivencial Gaia Escola – “Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável”, bem como do projeto “Escolas em Transição”. No Distrito Federal, coordena a Rede de Comunidades de Aprendizagem, projeto da Secretaria de Educação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

IMG_5026 (1).JPG
mf.jpg


Mauro Figueiredo

É professor-adjunto no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, na Realidade Virtual e Aumentada.  Coordenador principal dos projectos MILAGE: "Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books", e LEARN+ e coordenador na Universidade do Algarve do projeto INCOLLAB, ambos do programa ERASMUS+, financiados pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção da autonomia e de uma aprendizagem ativa autorregulada centrada no aluno.

novomeninos-removebg-preview (1).png

VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

DE APRENDIZAGEM MÓVEL NO PROJETO MILAGE

“A Transformação das Escolas”

 

4.ª Edição dos Prémios

MILAGE APRENDER+ 

2021/2022​

​

14 e 15 de julho de 2022

​

       Convento de São Francisco, Santarém

bottom of page