top of page
João Costa
Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Presidente do TALIS - The OECD Teaching and Learning International Survey. Foi Secretário de Estado da Educação no XXI Governo Constitucional. Professor Catedrático do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Linguística pela Universidade de Lisboa e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos. Parte dos seus estudos de doutoramento foram passados no MIT (Massachusetts Institute of Technology).
A sua atividade de investigação e docência dedica-se, sobretudo, à sintaxe teórica, à aquisição da linguagem e às perturbações do desenvolvimento linguístico, tendo algum trabalho na área da linguística educacional. É autor de vários livros e de mais de 100 artigos e de capítulos de livros, sendo membro do comité científico e editorial de algumas das mais importantes revistas e congressos.Foi professor convidado em várias universidades, tendo lecionado no Brasil, nos Países Baixos, em Espanha, em França e em Macau.
Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, até novembro de 2015. Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015. Integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, o Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e Conselho Consultivo da Língua e Cultura do Instituto Camões.
V Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE
"AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS"
29 de setembro de 2021
​
3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+
06 de outubro de 2021
Javier Cortés De las Heras
Consultor Educacional, IES Berenguer Dalmau, Catarroja, Valencia, Espanha
Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación (U. de Valencia) y Máster Universitario en Técnicas Actuales de Estadística Aplicada. (UNED). Maestro de Ed. Primaria y Orientador Educativo. Premio extraordinario de licenciatura y doctorado y Primer premio Nacional de Investigación Educativa (2003) en la temática del diagnóstico del aprendizaje de la lectura.
Ha trabajado desde 2005 en comisión de servicios ocupando cargos de asesor técnico y jefe de sección, tanto en el Instituto Valenciano de Evaluación y Calidad Educativa como posteriormente en el Servicio de Evaluación y Estudios en la Conselleria de Educación, Cultura y Deporte, en las áreas de innovación, calidad y evaluación educativa. Al respecto de la evaluación ha sido coordinador de la Unidad de Evaluación en la Comunitat Valenciana hasta 2017 y ha participado en el diseño de los marcos teóricos de evaluación externa en el MECD en la Evaluación General de Diagnóstico de Ed. Primaria y Secundaria, Evaluación de 3º de Ed. Primaria, Ev. Final de Ed. Primaria.
Anteriormente trabajó en la Universidad de Valencia como becario de investigación (Gabinete de Evaluación y Diagnóstico Educativo; Dep. Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación), realizando una estancia de investigación en la University of York (Centre for Reading and Language). También como profesor asociado en el departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, y como profesor agregado en la Universidad Católica de Valencia en temáticas como la estadística aplicada a las Humanidades, Técnicas de análisis de datos en Educación y diagnóstico en educación. Ha participado como profesor y ponente en otros másteres sobre rendimiento y fracaso escolar y abandono escolar de la Universidad de Valencia y en el itinerario de formación de competencias clave de la Conselleria de Educación, Investigación, Cultura y Deporte, en centros educativos de educación infantil, primaria y secundaria, así como en otras comunidades autónomas (Andalucía, Navarra, Madrid) en el ámbito de la evaluación.
Actualmente trabaja como Orientador Educativo en el IES Berenguer Dalmau (Catarroja). Es miembro de Proyecto Atlántida (http://www.proyectoatlantida.eu/wordpress/) y de la Red por el Diálogo Educativo (REDE) (https://www.dialogorede.es).
Más info en https://es.linkedin.com/in/jcortesdelasheras
Isabel Lucena,
Universidade Federal do Pará, Brasil
Professora da Universidade Federal do Pará, Amazônia, Brasil. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação - Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), ambos da UFPA. É professora do Curso de Licenciatura integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens e desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques dos projetos são: educação matemática e cultura amazônica, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e avaliação em matemática e formação de professores. É líder do GEMAZ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica.)
Ariana Cosme
Universidade do Porto
Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto; Coordenadora do Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e Pós-Doutorada no campo da Formação de Professores na PUC-Paraná, Brasil onde é professora convidada. Autora de obras sobre mediação educativa e pedagógica e reconfiguração da profissão docente, no domínio da Educação Básica. Isto justifica a intervenção que desenvolve como formadora e consultora em Escolas TEIPs e PPIPs. Foi consultora do Ministério da Educação para a implementação do PAFC e coordenou o estudo avaliativo do referido programa.
António Borralho
Universidade de Évora
Doutor em Ciências da Educação, docente no Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora (Portugal). e investigador integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma Universidade. Tem desenvolvido investigação e docência nas áreas da avaliação educacional (aprendizagens), didática da matemática e formação de professores, sendo que a investigação tem sido assente na coordenação e participação em projetos de investigação, financiados, nacionais e internacionais. Tem publicação nestas áreas sob a forma de artigos de carácter científico em revistas nacionais e internacionais da especialidade, capítulos de livros e livros em editoras nacionais e estrangeiras. E-mail: amab@uevora.pt.
Mauro Figueiredo
Universidade do Algarve
É professor-adjunto no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, na Realidade Virtual e Aumentada. Coordenador principal dos projectos MILAGE: "Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books", e LEARN+ e coordenador na Universidade do Algarve do projeto INCOLLAB, ambos do programa ERASMUS+, financiados pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção da autonomia e de uma aprendizagem ativa autorregulada centrada no aluno.
bottom of page